No âmbito das actividades da acção de cadastro e levantamento dos Edifícios Degradados em Angola, uma delegação do Instituto Regulador da Construção e Obras Públicas (IRCOP) deslocou-se ao município de Moçâmedes, província do Namibe, nos dias 23 e 24 de Maio do corrente ano, para constatação do estado dos edifícios públicos.
O objectivo principal foi o de identificar os problemas em geral que estão relacionados ao estado de deterioração com realce à drenagem das águas residuais, pluviais e infiltrações.
Entre os edifícios visitados destacam-se o da antiga agência sede do BPC, o antigo condomínio da TPA, a empresa Cozimo, a empresa ENDE e o edifício da Gráfica.
A determinação do índice de anomalias e a descrição de sintomas que motivam a atribuição de distintas irregularidades, permitiram que a análise do estado de conservação dos edifícios fosse considerada como crítica, tendo em conta que as condições verificadas constituem graves riscos para a segurança e saúde, dado aos níveis de deteriorações que são muito preocupantes.